PROGRAMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS

Esse programa foi criado como uma política pública de Estado, para levar a educação financeira às escolas de Ensino Fundamental e Médio, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da cultura de planejamento, prevenção, poupança, investimento e consumo consciente. O trabalho com educação financeira desde os anos iniciais da vida escolar é essencial para a construção de certas competências que ajudam os estudantes a enfrentar os desafios sociais e econômicos da sociedade à luz da ética e da cidadania. 
 

A Linha Mestra integrou a equipe de: 

  • Concepção do Programa;

  • Produção dos materiais didáticos (24 livros e 15 vídeos);  

  • Capacitação dos professores dos Estados e Municípios que participaram do Projeto Piloto.  


Para saber mais:  

http://www.edufinanceiranaescola.gov.br/  
http://www.vidaedinheiro.gov.br/programas-26-para_criancas_e_jovens.html 


projeto autonomia carioca

Esse Projeto, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e a Fundação Roberto Marinho, foi criado para promover a aceleração da aprendizagem de estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

A Linha Mestra concebeu e produziu o Caderno do Professor para se trabalhar com o livro Histórias de quem conta história. O objetivo foi encantar os alunos pelo mundo da narrativa porque aquele que é “fisgado” pela magia das narrativas aprende a pensar e a se expressar, e esses são os processos que sustentam a leitura e a escrita. 

O Caderno do Professor está organizado a partir de tópicos inovadores e instigantes como Encantamento pela históriaEstratégias de LeituraAtividades e Intertextualidade, e Gincana de perguntas objetivas com foco em certas habilidades de leitura. 

 


GAME SR. X

O Sr. X é um game para computador, tablet e celular desenvolvido pela Tamboro Educacional, que introduz de forma inovadora as propriedades da Álgebra de modo progressivo e divertido. Com mais de 100 níveis de desafios estimulantes, o Sr. X pode ser jogado na escola ou em casa. 

A Linha Mestra forneceu embasamentos pedagógicos e matemáticos para o jogo e indicou estratégias didático-metodológicas de utilização do jogo em sala de aula, ressaltando a importância da Álgebra e do pensamento lógico-matemático para a estruturação do sujeito em si mesmo e em relação à vida. 

Para saber mais: http://www.tamboro.com.br/#!senhor-x/cahf